↓ Skip to main content

Reações adversas a medicamentos em pacientes com COVID-19 no Brasil: análise das notificações espontâneas do sistema de farmacovigilância brasileiro

Overview of attention for article published in Cadernos de Saúde Pública, January 2021
Altmetric Badge

About this Attention Score

  • In the top 5% of all research outputs scored by Altmetric
  • One of the highest-scoring outputs from this source (#2 of 1,893)
  • High Attention Score compared to outputs of the same age (99th percentile)
  • High Attention Score compared to outputs of the same age and source (99th percentile)

Mentioned by

twitter
314 X users

Citations

dimensions_citation
26 Dimensions

Readers on

mendeley
172 Mendeley
So far, Dimensions has found 26 publications that cite this research output.

The most recent citing publications are shown below. View all 26 publications that cite this research output on Dimensions.

A COVID-19 associada a lesão renal aguda foi uma das principais causas de morte entre os pacientes hospitalizados em estado grave, pois as complicações renais podem ocorrer através da influência do vírus prejudicando as células renais, como também com a utilização de medicamentos nefrotóxicos. Objetivos: Analisar os principais medicamentos utilizados pela população na prevenção e tratamento da COVID-19 e seus impactos nas funções renais. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa realizada através das bases de dados Scielo, PubMed, Google Acadêmico, Capes e BVS, onde inicialmente foram encontrados estudos recentes (2020-2021), por meio da utilização dos principais descritores: Ivermectina, Hidroxicloroquina, Azitromicina, COVID- 19, e Lesão renal. Além disso, foi necessário a busca por estudos anteriores a pandemia com os descritores: Antiviral, SARS-CoV e MERS-CoV, associados ao termo Ivermectina. Resultados e discussão: O estudo apresenta a ação antiviral da ivermectina constatada inicialmente em estudos in vitro e sua contribuição para a remissão dos sintomas da COVID-19, além de evitar a progressão da doença e sua evolução para a forma grave sem causar impacto significativamente no sistema renal, quando utilizado com segurança em dose adequada. Conclusão: Não foram encontradas alterações significativas no aparelho urinário em decorrência da administração da ivermectina. Cabe ressaltar que várias pesquisas disponíveis apontaram que a utilização deste medicamento auxilia na recuperação, reduzindo o tempo de internação e consequentemente reduz à necessidade da administração de drogas potencialmente nefrotóxicas, justificando a indispensabilidade da investigação aprofundada sobre o tema.

Article in Revista Contemporânea (July 2023)

This page shows the most recent citations of this research output.

Click here to find out how to access more activity.